Importância Científica: ALTA
O Cap Frio era um navio da Hamburg South America Line, que naufragou próximo ao farol da barra em 30 de agosto de 1908, em viagem com destino à Bolonha e Hamburgo com carregamento de café, cacau e tabaco, além de passageiros e malotes do correio. O navio foi originalmente construído em Hamburgo no estaleiro Reiherstieg Schiffswerfte & Maschinenfab, tendo sido lançado ao mar em 25 de novembro de 1899, com 5,732 toneladas, 125,4m de comprimento e 14,7m de boca. O navio tinha somente uma chaminé pintada de beige e dois mastros que poderia armar velame. O motor de quadrupla expansão movia um único hélice, podendo desenvolver até 12 nós de velocidade. Possuía acomodação para 80 passageiros de 1ª classe e 500 passageiros de 3ª classe.[1], [2] O navio encontra-se bastante desmantelados no fundo do mar, e os destroços se extendem desde a profundidade de 13 até 18 m, junto ao costão do Farol da Barra, cerca de 470m da praia. As estruturas do navio estão melhor preservadas na proa, podendo ainda ser vista parte das chapas de aço do forro exterior e cavername, um escovém e parte da amurada. Vê-se também uma seção do mastro de vante com escadaria e dois grandes cabeços de amarração, um de cada lado dos destroços, além do guincho. Na parte central podem ser vistas 5 caldeiras grandes e uma âncora.
Potencial de Visitação: ALTA
O sítio de naufrágio do vapor Cap Frio é muito visitado por mergulhadores de nível básico com alguma experiência e mergulhadores avançado na especialidade naufrágio. O sítio é também um dos pontos preferidos para a caça submarina, devido a diversidade de fauna marinha associada aos destroços. As estruturas remanescentes, principalmente as caldeiras e cavername, conferem ao sítio beleza cênica e importância histórica, que associadas à proximidade do Farol da Barra e dos naufrágios dos vapores Maraldi, Germania e Bretagne, tornam o local ideal para o turismo subaquático e o desenvolvimento de trilhas interpretativas.
Vulnerabilidade: MÉDIA
Devido à baixa profundidade e à proximidade do costão rochoso, o sítio encontra-se exposto a ação de ondas e correntes que podem desmembrar partes significativas do naufrágio, aumentando a deterioração. Devido a falta de locais de fundeio, âncoras são jogadas próximo ao sítio, potencialmente afetando a paisagem natural e cultural no local. A falta de um mapeamento adequado e um plano de monitoramento impedem uma avaliação adequada do sítio. Seria necessária a definicão de pontos fixos para o fundeio de embarcações, além de ações educativas junto as operadoras de mergulho e visitantes, que os oriente quanto a estes aspectos.
[1] BONSOR, N. R. P. North Atlantic Seaway. Vol. 1. Arco Publishing Co.: London, 1975. p. 407.
[2] SCHIWERDTNER, N. German Luxury Ocean Liners. Amberley Publishing: Gloucestershire, 2013. s/p.