Reliance (1884)

Importância Científica: ALTA

O navio a vapor Reliance pertencia à United States and Brazil Mail Steam-Ship Company quando naufragou junto ao Morro do Cristo em 1884. Estava saindo do porto de Salvador carregado com 7.000 sacas de café, couros, açúcar, entre outros produtos, além de passageiros e correspondência com destino Nova York, após ter passado pelo Rio de Janeiro.[1] O Reliance foi construído em ferro no estaleiro de John Roach & Son, Chester, Pennsylvania, EUA, e lançado à água em abril de 1883. Com 2.604 tons brutas, ou 1.902 de deslocamento, o Reliance era navio de propulsão mixta vela e vapor, movido a hélice. O motor a vapor era do tipo compound engine, com cilindros de 36 e 66 polegadas, e 54 polegadas de curso do pistão.[2] Possuía ainda dois mastros com armação de patacho. Foi construído com três convéses e possuía comprimento total de 89.9 m, por 11,58 m de boca e 7,0 m de pontal. Tinha capacidade para 114 passageiros de 1ª e 2ª classes. O Reliance, que era um dos orgulhos da companhia, foi projetado e construído especificamente para comércio com o Brasil, seguindo as mais altas especificações (classificado como A1 no Lloyd’s por 20 anos!). O navio tinha saído do porto de Nova York em março, sendo sua quarta viagem naquela linha, com 57 tripulantes sob ordens do capitão George F. Carpenter. Croquis publicados na internet mostram que o navio encontra-se desmantelado, porém em contexto arqueologico preservado, principalmente da meia-nau à ré.[3] Vê-se ainda no sítio duas caldeiras e os cilindros do motor a vapor, assim como partes do cavername, do sistema de direção, leme e hélice.

Potencial de Visitação: MÉDIO

Apesar do navio estar desmantelado no fundo, restam muitos elementos identificáveis. Além disso, as estruturas íntegras servem de abrigo para diversas espécies marinhas, tornando-se um atrativo para mergulhadores. Por estar situado em praia oceânica, em local raso e próximo ao costão de rochas, onde há arrebentação e correntes de fundo, o sítio só pode ser visitado em condições favoráveis de mar.

Vulnerabilidade: MÉDIA

Ver Maraldi.

[1] Wreck of the Reliance. The New York Times, reportagem de 15 de abril de 1884.

[2] Record of American Shipping. American Shipmaster’s Association: New York, 1884. p. 827.

[3] http://www.naufragiosdobrasil.com.br/naufreliance.htm (Acesso em 10/08/2015).

Cilindros que faziam parte do motor a vapor do vapor Reliance (1884). (Foto: Mateus Harfush).
Cilindros que faziam parte do motor a vapor do Reliance (1884). (Foto: Mateus Harfush).